Últimas Notícias

Inscrições abertas para processo seletivo de programa de qualificação para jovens

Até 06 de setembro estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Aprendizado Jovem (PROAJ), que busca a qualificação de jovens da rede pública de ensino. O projeto coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) em parceria com SENAI-BA, visa aumentar a empregabilidade dos jovens de famílias de baixa renda, despertando vocações e potenciais talentos para a área de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC). Ao todo são 432 vagas distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os interessados devem comparecer das 8h às 21h, na sede do Programa, localizada na Avenida Paulo VI, nº 554, Pituba. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (71) 3345-1419. As aulas iniciam em outubro.

Ao pensar em ampliar os horizontes e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho, Gustavo Vieira, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Colégio Estadual Luiz Tarquínio, atua há cinco meses no setor de TIC. O estudante da turma piloto do PROAJ, cursou “suporte e manutenção de informática” e atualmente estagia na Justiça Federal. “O curso me propiciou uma nova visão sobre o que é tecnologia e informática. Acredito que o estudante deve se dedicar, aproveitar a oportunidade, já que a área é a que mais cresce no Brasil e no mundo”, afirma. Gustavo ainda acrescenta que, para dar continuidade aos estudos na área, pretende fazer faculdade de analista de sistemas e engenharia de telecomunicações.

A área de TIC se destaca como um enorme potencial de crescimento colaborando para o aumento da produtividade do País em diversos segmentos. A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) estima que a indústria brasileira de tecnologia da informação (TI) deve ter a maior taxa de crescimento do mundo em 2013.

Depois de concluir em maio deste ano, o curso “suporte a hardware e rede” do PROAJ, Adenilton Ribeiro, 24 anos, ampliou a noção que já possuía sobre a área. Inclusive, aplicou o conhecimento adquirido nos serviços prestados pela sua empresa, Mafredine Informática, fundada em 2010. “Melhorei a qualidade, quantidade e variedade dos serviços em virtude da realização do curso”, comemora o jovem empreendedor. Ele ainda acrescenta que “a área está em expansão, já que qualquer empresa necessita de uma das áreas de TI para estar em pleno funcionamento”.

PROAJ – A expectativa é que, ao longo de quatro anos, o programa beneficie aproximadamente 10 mil alunos da rede pública de ensino em diversos municípios do estado. “Este programa visa aumentar a inserção dos jovens de baixa renda no mercado de trabalho, atender a uma demanda crescente de mão de obra qualificada, além de suprir uma carência na área de tecnologia” conclui Paulo Câmera, secretário de Ciência, Tecnologia e Informação.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *