Últimas Notícias

Inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos tem elevação de 0,33% em junho

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou taxa de 0,33% em junho deste ano, resultado superior ao 0,18% de maio. A taxa é ligeiramente inferior ao 0,35% do Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as faixas de renda.

O avanço da inflação medida pelo IPC-C1 foi causado por taxas mais altas em cinco dos oito grupos de despesas. A maior alta foi observada no grupo transportes, que passou de uma deflação (queda de preços) de 1,02% em maio para uma inflação de 0,88% em junho. A tarifa do ônibus urbano foi a que mais contribuiu, ao passar de uma deflação de 1,69% para uma inflação de 1,53% no período.

Outros grupos que registraram alta no índice de inflação foram habitação (que passou de 0,29% em maio para 0,67% em junho), comunicação (de -0,16% para 0,29%), despesas diversas (de 0,17% para 0,29%) e educação, leitura e recreação (de 0,12% para 0,31%).

Por outro lado, três grupos de despesas tiveram queda no IPC-C1, com destaque para os alimentos, que passaram de uma inflação de 0,26% em maio para uma queda de preços de 0,22% em junho. No acumulado do ano, a inflação medida pelo IPC-C1 registra alta de 3,03% e, nos últimos 12 meses, de 6,43%.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *