Últimas Notícias

Codevasf instalará na Bahia mais 38 mil cisternas do programa Água para Todos

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, assinam nesta quinta-feira (4) ordem de serviço para a instalação de 38.252 cisternas de abastecimento humano no estado da Bahia. A emissão da ordem ocorrerá em Salvador (BA), durante o evento de lançamento do Plano Safra Semiárido, no Centro de Convenções da Bahia, às 11h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador do estado, Jaques Wagner, e de ministros, secretários de estado e prefeitos.

“Estas cisternas garantirão acesso a água a populações difusas das áreas rurais destes estados durante os períodos de estiagem. A água armazenada, que provém da chuva, assegura que as famílias tenham atendidas necessidades básicas, como saciar a rede e preparar alimentos”, explica Elmo Vaz. “Os beneficiários vivem em situação de extrema pobreza ou pobreza; por esta razão, o suporte proporcionado pelas reservatórios é muito valioso”, acrescenta o presidente da Codevasf.

No evento desta quinta-feira, a Codevasf e o Ministério da Integração Nacional também emitirão ordem de serviço para a instalação de cisternas em Alagoas e Minas Gerais. Ao todo, 54 municípios da Bahia serão beneficiados com 38.252 cisternas; 22 municípios de Alagoas receberão 16.299 cisternas; e 29 municípios de Minas Gerais serão contemplados com 9.722 cisternas – num total de 64.273 reservatórios.

A instalação de cisternas de abastecimento humano é uma das ações realizadas pela Codevasf no âmbito do programa Água para Todos. Desde o início da execução do programa, em 2012, a Companhia já instalou 60.679 reservatórios em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e tem a Codevasf entre suas instituições executoras. Um dos objetivos do programa é instalar 750 mil cisternas de abastecimento humano até 2014 em áreas de escassez de água. Deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil.

A indicação dos beneficiários é responsabilidade dos Comitês Gestores Municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os Comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais do Governo Federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária também podem ser beneficiados, mesmo que possuam renda per capita familiar superior a R$140,00.

As cisternas instaladas pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para se beber e para o preparo de alimentos. Cada reservatório pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

Plano Safra Semiárido

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregarão 323 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a 269 municípios baianos. Os equipamentos serão usados estrategicamente para fortalecer a agricultura familiar do estado. A iniciativa atenderá mais de 513 mil agricultores familiares, que vivem da produção e comercialização dos alimentos cultivados no campo. Na ocasião a presidenta anunciará uma série de outras medidas voltadas para o fortalecimento da produção agropecuária na região semiárida.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *