Últimas Notícias

Final de semana com temperaturas elevadas e poucas chuvas na Bahia

Durante o final de semana, as condições do tempo no Nordeste brasileiro continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos. Um deles é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está trazendo chuvas para algumas áreas dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para as demais áreas dessa Região, que inclui grande parte da Bahia, é a massa de ar quente e seco que mantém o céu ensolarado e com poucas chuvas.

Ainda assim, na faixa centro-sul e oeste da Bahia, que inclui as regiões do Recôncavo, Sul, Sudoeste, São Francisco e Oeste, é o calor associado à umidade elevada que deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Além disso, a umidade que vem do Oceano Atlântico aumenta as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas moderadas, principalmente na região Sul do Estado. Já nas regiões Norte, Nordeste e Chapada Diamantina é a massa de ar quente e seco que deixa o céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de ocorrer chuvas.

Mesmo com essa previsão de chuvas para algumas regiões da Bahia, as temperaturas continuam elevadas em todo o Estado, com máximas podendo chegar aos 37°C em algumas localidades. Por outro lado, nas áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste são esperados os menores índices, com mínimas podendo chegar aos 17°C.

Para cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas também continuam elevadas (com mínimas de 24°C e máximas de 34°C), o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico aumentam as chances de ocorrer chuvas fracas em algumas áreas da capital baiana.

É importante lembrar que, entre os meses de março e maio a ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas na faixa centro-norte do Nordeste brasileiro, que abrange grande parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, norte da Bahia e oeste dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Maré

Entre os dias 05 e 07 de março, a maré deverá atingir sua altura máxima em torno de 01h00min e das 13h00min com valores variando de 1,8 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 07h00min e das 19h00min com valores variando de 0,3 a 0,7 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *