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Varejo baiano cresce 5,5% em dezembro

O comércio varejista da Bahia, em dezembro de 2012, apresentou expansão de 5,5% nas vendas, em relação a igual mês do ano de 2011. Na comparação entre dezembro e novembro de 2012, o setor registrou um decréscimo de 0,3% no volume de vendas. Já no período de janeiro a dezembro de 2012, o varejo registrou um crescimento de 9,7%. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

O crescimento de 5,5% no volume de vendas na Bahia reflete uma moderação nas vendas, comparado ao mês imediatamente anterior, quando se verificou uma expansão de 8,5%. A facilidade de acesso ao crédito e as baixas taxas de juros, associadas ao comportamento de redução da taxa de desemprego continuam em dezembro de 2012 respondendo pela alavancagem nas vendas. Entretanto, o Índice de Confiança do Consumidor Para a Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu pelo terceiro mês consecutivo, apresentando redução de 1,1%, de 120 pontos em novembro para 118,7 em dezembro.

No acumulado do ano, comparando-se a média nacional e as demais unidades da federação, o crescimento do varejo baiano (9,7%) ocupa a décima primeira posição, colocando-se acima da média nacional (8,4%).

Desempenho do varejo por ramo de atividade – Em dezembro de 2012, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados com dezembro de 2011, revelam que cinco de um total de oito ramos que compõem o Indicador do Volume de Vendas apresentaram resultados positivos. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se:Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (45,8%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (21,8%); Tecidos, vestuário e calçados (16,7%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,8%); Móveis e eletrodomésticos (4,0%). Para o subgrupo de Super e hipermercados o resultado apurado foi positivo em 12,3%. O segmento de Combustíveis e lubrificantes pelo terceiro mês consecutivo apresentou variação negativa (8,2%), seguido por Livros, jornais, revistas e papelaria (4,6%), e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,8%).

Com uma taxa de contribuição de 2,42% em dezembro, o comportamento das vendas mais uma vez foi influenciado pelo desempenho do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. A atividade com crescimento mensal de 6,8%, em relação a igual mês de 2011, continua sendo impulsionada pelo aumento do poder de compra da população decorrente da estabilidade do emprego, a despeito da pressão exercida pela elevação dos preços. Segundo dados do Bacen a inflação medida pela variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) alcançou 0,79% em dezembro, 0,19 ponto percentual (p.p.) acima da registrada em novembro.

O segundo segmento a influenciar as vendas no mês de dezembro foi Tecidos, vestuário e calçados, que expandiu as vendas em 16,7%. Esse desempenho é atribuído às condições favoráveis para aquisição de crédito, ao comportamento das massas de salários e às comemorações natalinas, nas quais os consumidores costumam intensificar as compras nesse segmento. A terceira maior contribuição para o varejo baiano decorreu do segmento de Móveis e eletrodomésticos, que registrou a taxa de 4,0% no volume de vendas em relação a dezembro de 2011. Esse resultado é atribuído à manutenção do crédito e à redução de preços dos eletroeletrônicos favorecidos pela manutenção da redução do IPI para linha branca.

Em relação à magnitude da taxa, destaca-se o desempenho da atividade de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que registrou em dezembro uma expansão de 45,8% em relação ao mesmo mês de 2011. Esse comportamento pode estar relacionando a elevação da importação de produtos de informática verificada no mês de novembro para a Bahia. No acumulado do ano a variação foi de 32,1%.

Comportamento do comércio varejista ampliado – O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou em dezembro expansão de 6,8% nas vendas, em razão do comportamento dos dois segmentos que compõem o setor do varejo ampliado. Em termos de impacto no resultado global do setor, essa taxa coloca a Bahia como um dos principais destaques para o varejo nacional.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação positiva de 18,1% em dezembro, em relação a igual mês do ano anterior. Em 2012, a expansão registrada foi de 15,1%. A expansão das vendas é atribuída à política de redução de IPI anunciada para o segmento no final de maio que vigorou até dezembro.

No que tange ao segmento Material de Construção, este apresentou em dezembro variação negativa nas vendas de 6,6% em relação a igual mês do ano passado. No ano de 2012, a expansão atingiu a taxa de 5,9%.

 

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