Últimas Notícias

Programa de ecoeficiência reduz gastos com água e luz em agências do BB

O projeto-piloto Agência Ecoeficiente do Banco do Brasil, que aplica conceitos e soluções práticas de sustentabilidade na instalação de pontos de atendimento, reduziu pela metade o consumo específico de água e energia da agência Bairro Pirituba, em São Paulo, a primeira a adotar o modelo.

Inaugurada há um ano, a primeira agência ecoeficiente do BB, apresenta economia de consumo 46% abaixo da média nacional para as faturas de energia elétrica. Já o gasto médio com água ficou 50% abaixo do padrão nacional: 25 litros/pessoa/dia, ante os 50 litros/pessoa/dia na média do país.

A agência Pirituba foi também a primeira do país a receber a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). O BB ampliou o programa para a agência Messejana, em Fortaleza (Ceará), já em processo de certificação pelo Leed. Criada em 1998, a certificação Leed é considerada a principal certificação internacional voltada para construções sustentáveis e mede o desempenho ambiental de design, construção e manutenção de edifícios, por meio de pontuação.

O Programa Ecoeficiência do BB adota técnicas de climatização dos ambientes nas agências (localização otimizada do edifício em relação às variáveis do clima para melhor aproveitamento da ventilação natural, telhado verde, jardim interno, paredes com tijolos de solo-cimento, isolamento térmico etc) e a geração alternativa de energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, captação de água da chuva e utilização de água de reuso, além de utilização de material de menor impacto ambiental nas obras, coleta seletiva e vestiários para funcionários que utilizam bicicletas no trajeto casa-trabalho.

A construção dos prédios das agências do BB é precedida de estudos que indiquem a redução do impacto ambiental da obra. O projeto busca preservar a vegetação do terreno e as árvores de grande porte existentes, incluindo-as nas arquiteturas prediais, além da compensação ambiental exigida legalmente para cada árvore deslocada.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *