Últimas Notícias

Instituto Mauá oferece cursos gratuitos de artesanato

Os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá a partir desta terça-feira (19). Disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem, os cursos são gratuitos e abertos à população a partir dos 16 anos.

“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.

De fato, ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos a se cadastrar no Instituto para adquirir Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção); o que lhes dá o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização. “Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”, defendeu Ângela Virgens.

As aulas acontecem durante os meses de março a novembro, sempre na unidade do Mauá no Pelourinho, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. Cada turma comporta, no máximo, 20 alunos.

As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro. O cronograma de aulas será divulgado em breve.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *