Últimas Notícias

Sistema de plantio de abacaxi é tema de curso da EBDA em Maracás

Difundir um novo sistema de plantio da cultura do abacaxi na região de Maracás. Esse é o objetivo da capacitação que será realizada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), nesta terça e quarta-feira (07 e 08), no Projeto de Assentamento (PA) Lagoa da Onça, município de Planaltino.

Com o tema “Cultura do Abacaxi”, o evento está sendo organizado pela equipe de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates) de Maracás, e terá como palestrante o especialista da Gerência Regional de Itaberaba, José Alves Bezerra.

Segundo a engenheira agrônoma da empresa, Nívea Silva, o abacaxi vem aumentando a sua representação na região e é necessária a adequação de melhores técnicas no plantio e incentivo para a expansão da cultura. Atualmente, o assentamento já conta com 20 mil mudas de abacaxi, plantadas pelos assentados no sistema tradicional de cultivo. “O que desejamos é o aumento da área plantada, da produção e da produtividade, a partir de técnicas apropriadas para esse fim”, explicou a agrônoma.

Para José Bezerra, a capacitação permite não só o conhecimento de técnicas específicas para a cultura, mas, também, a troca de saberes, onde se respeita o conhecimento tradicional. Segundo ele, a programação do curso abrangerá assuntos sobre a importância da cultura do abacaxi, ressaltando desde o preparo do solo, adubação, plantio em fileiras duplas, indução floral, manejo das pragas e doenças, até a colheita e beneficiamento dos frutos.

Esta é a terceira capacitação sobre a cultura do abacaxi, realizada pela equipe de Ates de Maracás, em assentamentos da região. Os assentamentos Assembleia, em Jaguaquara, e o Khaetá, em Maracás, também foram contemplados com o mesmo curso, no ano passado.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *