Últimas Notícias

BID avalia cooperação técnica com o Governo baiano

A unidade central do Sinebahia (Iguatemi) recebeu a visita de uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (6), como marco inicial de uma futura cooperação técnica com o Governo do Estado, visando fortalecer aspectos institucionais de mercado de trabalho e educacionais no Nordeste.

“Esta cooperação prevê diagnósticos da educação e de mercados de trabalho, com foco nas populações mais vulneráveis, um mapeamento das políticas existentes e o desenho de uma possível estratégia para melhorar as oportunidades destas populações e a produtividade do setor produtivo do estado”, adiantou a chefe da Divisão de Mercados de Trabalho do BID, Carmen Pagés.

Recebidos pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, pela superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, e outros assessores locais, os técnicos do BID ouviram informações sobre temas específicos, tais como o funcionamento do Sinebahia no estado.

Entre os assuntos, foram tratados a intermediação da mão de obra, os serviços de capacitação/profissionalização disponíveis às populações vulneráveis, a interlocução entre o serviço de emprego, instituições de capacitação e as empresas, além das estratégias de capacitação da mão-de-obra dos grandes projetos de investimento do Estado. Os representantes conheceram ainda as necessidades de financiamento da área de trabalho na Bahia.

Cooperação

Vasconcelos considerou positivo o resultado da visita “porque abriu uma perspectiva de cooperação para um serviço, que é referência em Salvador, e que precisa ser ampliado para as grandes cidades do interior, com o mesmo grau de complexidade do seu atendimento na capital”. Na ocasião da visita, estavam presentes também representantes do Serviço Nacional de Emprego da República Dominicana, que vieram conhecer mais e novos detalhes da metodologia do serviço, que alinha intermediação, qualificação e habilitação ao seguro-desemprego.

“Temos uma relação de cooperação técnica com a República Dominicana que, por sinal, é um dos países financiados pelo BID. Por isso, este encontro não poderia ter sido mais proveitoso para nós“, afirmou o secretário.

Maria Thereza destacou a relevância do encontro, “por se tratar de um banco internacional que marca presença em diversos países do mundo e que veio à Bahia conhecer a metodologia empregada pelo SineBahia”.

Especialistas

A equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é multidisciplinar e inclui especialistas de diversas divisões da Gerência Social, sendo formada também pelo chefe da Divisão de Gênero e Diversidade, Andrew Morrison, pelo especialista sênior da Divisão de Educação, Marcelo Perez Alfaro, pela economista sênior da Divisão de Mercados de Trabalho, Laura Ripani, e pela economista da Divisão de Gênero e Diversidade, Luana Garcia Ozemela. Pela equipe da República Dominicana estavam Sarah Pimentel, Deyanira Matrillé, Faustino Polanco e Paola Velázquez.

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *