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Prefeitura de Alagoinhas inicia cadastramento do Cartão do SUS

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, iniciou, nesta segunda-feira, 19, o cadastramento para emissão do Cartão SUS, documento que a partir de 1ª de junho de 2012, passará a ser exigido para qualquer tipo de atendimento médico inclusive da rede privada.

A iniciativa tem como objetivo comparar o atendimento do setor privado com o do SUS, além de controlar informações do usuário sobre ações e serviços prestados. A numeração do cartão é única e aceita em todo o território nacional. A determinação do Ministério da Saúde é que todos tenham o cartão até 2014.

O cartão passou a ser obrigatório na rede pública desde o início do ano. Ele é necessário para marcação de consultas, exames, cirurgias e retirada de remédios. O atendimento só será realizado nas unidades da rede sem o documento em caso de emergência.

De acordo com o Secretário de Saúde, Reginaldo Paiva, o mecanismo é muito importante para o controle governamental. “Mesmo quem não utilize os serviços do Sistema SUS, deve fazer o cadastro, uma vez que este cartão detém todas as informações sobre o paciente”, disse.

Em Alagoinhas, o atendimento está sendo realizado na Biblioteca Municipal Maria Feijó, localizada na Praça Rui Barbosa, das 7h às 17h. A entrega do cartão é imediata, e para a confecção são exigidos os seguintes documentos: (original ou xérox): Carteira de Identidade (não é permitido carteira de motorista), Certidões de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Endereço.

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