Últimas Notícias

Embrapa participa da 7 Expomandioca em Santo Antônio de Jesus

Até 28 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da 7ª Expomandioca e da 2ª Feira Nacional da Mandioca, realizado pela Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Santo Antônio de Jesus (BA).

“Pela importância da cultura da mandioca não somente para a região do Recôncavo da Bahia, mas para todo o estado, e eventos como esse devem ser estimulados, de forma que outros municípios sigam o exemplo de Santo Antônio de Jesus”, afirma Alberto Duarte Vilarinhos, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa.

A Unidade leva para seu estande diversas tecnologias para a cultura da mandioca, como o controle biológico do mandarová – inseto cuja larva pode causar até 64% de redução de raízes –, a armadilha para broca-da-haste – uma das pragas que mais atacam a cultura –, além de publicações sobre a cultura e variedades indicadas para o Recôncavo Baiano.

Uma das atrações promete ser a degustação de beijus coloridos à base de frutas e hortaliças, que serão produzidos na hora pelo parceiro José Carlos Mendonça Pereira, da zona rural de Cruz das Almas. “Este derivado tem se mostrado uma excelente fonte de renda para os agricultores familiares devido à agregação de valor. Santo Antônio de Jesus foi um dos primeiros municípios baianos a incluir o beiju colorido na merenda escolar, abrindo um novo nicho de mercado”, explica Joselito Motta, pesquisador responsável pela tecnologia.

Eventos paralelos

Este ano, acontecem em paralelo o 14º Fórum dos Secretários de Agricultura do Recôncavo, com a participação de representantes dos principais parceiros, como Petrobras, Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Reunião da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados do Estado da Bahia, onde o pesquisador Carlos Estevão Leite Cardoso vai falar sobre o desempenho do setor feculeiro no Brasil e as oportunidades para a Bahia no mercado de amido de mandioca.

Às 16h, acontece um encontro com o secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Eduardo Salles. À noite, durante a abertura oficial dos eventos, Carlos Estevão recebe um dos prêmios Destaque Expomandioca, em reconhecimento à pesquisa da cultura da mandioca e à contribuição a diversas edições do evento.

Na sexta-feira, dia 26, o pesquisador Joselito Mota ministra às 11h, a palestra “Mandioca – alternativa de negócios bem sucedidos” no 1º Seminário de Agricultura Familiar.

Seagri/Ba

Veja também!

Itaipava emprego Alagoinhas

Dono da Itaipava divulga nota de esclarecimento sobre novas contratações

Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, que possui uma unidade em Alagoinhas, divulgou nota esclarecendo forma de seleção para preenchimento de vagas de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *